16/05/2022 PRODUTORES DE VISTA ALEGRE DO PRATA SÃO CAPACITADOS PARA A CORRETA APLICAÇÃO DE HERBECIDAS HORMONAIS

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

A Emater/RS-Ascar realizou na terça e quarta-feira, dias 10 e 11, um curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. Parte do projeto Inspeciona/RS da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, a ação visa mitigar os riscos de contaminação humana e ambiental que envolve esse tipo de operação agrícola, bem como reduzir os riscos para os produtores no que diz respeito ao uso de herbicidas hormonais. A realização do curso teve o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Santa Clara, Agrocenci, e também da Câmara Municipal de Vereadores, que cedeu as suas instalações para a realização da parte teórica da atividade. Com atividades teóricas e práticas, a capacitação discute desde o uso correto e seguro de agrotóxicos, passando pelas tecnologias de aplicação, até chegar à manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores. "Durante a capacitação também estão previstas práticas que vão desde a forma correta de vestir os equipamentos de proteção individual e outras medições e simulações que envolvem a atividade", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Eliazer Kosciuk. Kosciuk explica que o objetivo é qualificar os produtores para todas as etapas que envolvem a aplicação, incluindo o que diz a Instrução Normativa SEAPDR nº 42/2021, que versa sobre o tema e entra em vigor a partir de 1º de junho desse ano. O documento prevê que o aplicador deverá estar cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos junto à SEAPDR, sendo também necessária a participação no curso de boas práticas agrícolas em aplicação de agrotóxicos para que ocorra esta efetivação. Em Vista Alegre do Prata o plantio de milho e a soja está entre as principais atividades desenvolvidas pelos produtores do município, e juntos totalizam mais de 2,1 mil hectares plantados de área de grãos. "Só que o nosso município também se caracteriza pelo plantio de uvas e citrus, sendo a deriva uma das preocupações, já que os herbicidas hormonais influenciam diretamente em cultivos mais sensíveis", observa Kosciuk. "Nesse sentido, diminuir os efeitos da pulverização realizada de forma incorreta ou menos sustentável também é uma das intenções da atividade", pontua o extensionista. Segundo o extensionista da Emater/RS-ASCAR João Villa, Assistente Técnico da Regional Caxias do Sul e um dos ministrantes do curso, “Os instrutores ficaram satisfeitos com o nível de atenção dos cursistas, que demonstraram muito interesse em aprender tanto a parte de legislação e segurança do trabalhador bem como nas atividades teóricas e práticas sobre os aspectos a observar para minimizar os riscos e obter o melhor resultado possível nas pulverizações.” Devido a importância do assunto e ao interesse demonstrado por outros produtores do município em realizar o curso, está prevista a realização da capacitação para mais uma turma em Vista Alegre do Prata no mês de julho, em data a ser definida. Os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição no Escritório Municipal da Emater/RS–ASCAR .